quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Saudades, uma dor que nunca cura

       No dia 19 de maio do ano de 2015 publiquei o texto "A dor da perca" em homenagem ao meu pequeno Pedro Henrique, e em poucos dias esse texto alcançou a 762 acessos em apenas uma semana, como também foi um texto muito elogiado como também bastante comentado por onde passava. Por isso que hoje resolvi compartilhar com vocês o ultimo capitulo do meu livro que é em homenagem ao meu primo Pedro  Henrique.  Como todos sabem o objetivo desse blog é criar um  livro autobiográfico que já esta em construção, já na reta final, e foram através desses elogios do texto a dor da perca, que me levaram a compartilhar com vocês  o ultimo capitulo do meu livro "Saudades uma dor que nunca cura.

Pedro Henrique, o meu pequeno sábio




Antes  de te perder meu amor, tinha outra visão da palavra "saudades", via essa palavra com um tom de felicidade misturado com ansiedade. Felicidade em saber que podemos ver e abraçar um alguém que amamos muito, e poder dizer o quanto aquela pessoa é especial e importante em nossa vidas. Ansiedade ficar torcendo para chegar a hora de ver aquela pessoa, de nos pegar sorrindo sozinha  sonhando  com aquele reencontro. Já por outro lado, ouvia as pessoas dizerem que a saudades era uma doe, e uma dor infinita, uma dor que não tinha remédio para cura-la. Então ficava um pouco confusa  e me perguntando o porquê que as pessoas falavam que a saudades é uma dor? Não, como pode ser saudades ser uma dor?A saudades pra mim é uma alegria, de poder ver e sair correndo para abraça-la aquela pessoa que amamos poder abraçar e dizer o quanto aquela pessoa faz falta em meu dia- a- dia. Mais realmente eu não conhecia o significado da palavra saudades, até o dia em que eu te pedir. Depois de sua partida para morada eterna passei a conhecer o verdadeiro significado da palavra saudades, é realmente uma dor imensa, dor que não tem cura, dor que irá acompanhar pelo resto de sua vida.

     Durante seis anos tive o privilégio de ter um pequeno sábio em minha vida, o meu Pedro Henrique, uma criança linda, inteligente, sábia e encantadora, a criança mais carinhosa que conhecia, o meu Pedro Henrique, dono do meu sorriso e responsável por toda a minha alegria, um menino com alma de criança mais com a mente de adulto.

    Sabe Pêzinho, o tempo passa tão depressa que nem percebemos já faz onze anos de sua partida, onze anos em que convivo com essa dor imensa que é a dor da saudade, quanto mais o tempo passa mais sinto medo, medo que algum dia possa esquecer o seu rostinho, o seu sorriso, e o seu jeitinho meigo sempre me abraçando e me chamando de linda e sempre dizendo que me amava e que iria me amar pra sempre, mais o que mais me conforta é que lá em cima existe um Deus,  e um Deus que é maravilhoso, sei que ele nunca irá permitir que seu rostinho se apague da minha mente, nas maioria das noites assim que coloco a cabeça no travesseiro peço sempre a Deus para sonhar com você, mais nunca sonho, só sonhei uma vez e foi assim  que você foi embora, mas nem cheguei a ver o seu rostinho, só conheci que era você por causa do seu cabelo loirinho. Procuro sempre entender o motivo pelo qual não sonho com você, mais não entendo, talvez, quem sabe, não esteja preparada ainda para sonhar.

Me recordo que sempre ao me ver triste ou chorando por algum motivo, você viria de leve se sentava em meu colo e sempre repetia a mesma frase "Lelinha não chore, você é linda, eu te amo e pra sempre irei te amar". E por um segundo toda a tristeza do meu coração iria embora e a alegria renascia em meu coração, pois não tem nada melhor para curar as nossas tristeza do que o carinho de uma criança, pois o carinho de uma criança é o carinho mais puro e sincero que existe.

       Em dias tristes que acordo com o coração cheio de saudades, lágrimas rolam sobre o meu rosto, então    retorno a minha cama coloco o meu fone de ouvido e ouço sempre as suas músicas  favoritas, meu Herói de Angélica e Rodrigo Faro, e como Zaquel de Régis Danesses que eram as suas  músicas favoritas, fecho os olhos e começo a acompanhar a musica, canto uma, mais ao chegar na metade da outra não me seguro, e desabo no choro, por um segundo te sinto se deitando junto a mim, como fazia sempre, me abraçando me chamando de linda, e pedido para mim não chorar e sempre dizendo que me amava e que iria me amar para sempre. Sabe meu amor, o que mas me machuca é que tem dias que sinto vontade de chorar e choro sim, e  choro   sim, e daí quando digo o motivo elas dizem " Ah, pensava que era  outra coisa, já faz tanto tempo em que ele se foi "Nossa nada me deixa mais revoltada do que ouvir essa frase,, sim, eu sei que já faz tempo que ele se foi, mais quem ama jamais esquece, e o choro foi uma forma que encontrei de ficar mais próximo dele, de se comunicar com ele. Meu amor quanto tempo me restar de vida, se sentir vontade de chorar eu irei chorar si, e o motivo do meu choro sempre irá ser você. Você se foi deixando um vazio enorme em meu coração, vazio esse que ninguém será capaz de preencher.

Semana após a sua morte, ao chegar da escola tomei um banho e me deitei na rede para ouvir um pouco de musica, ao abrir o youtube tinha a nova musica de Padre Fábio de Melo "Jesus meu Deus Humano"

Um certo dia, semana após a sua morte, tomei um banho e se deitei um pouco na rede para ouvir um pouco de música no celular, ao abrir o youtube tinha a nova música do Padre Fábio de Melo “Jesus meu Deus Humano” à musica mal iniciou e já desabei no choro, chorei do início ao fim. Por um segundo cheguei a pensar que o Padre Fabio de Melo escreveu essa música pensando em mim, pois ela se encaixou em tudo que estávamos passando naqueles dias.

[..] Não, eu não vi a sua dor a se cumprir

Eu não vi o seu milagre acontecer

Nada que pedir a Deus aconteceu[...]

É meu amor, infelizmente o que havia tanto pedido a Deus para fazer um milagre  em sua vida infelizmente não aconteceu e ele te chamou para ir para o lado dele, e o que mais me conforta meu amor foi saber que Deus fez o melhor para você minha vidinha, pois não iria suportar ver aquela criança tão alegre e tão cheia de vida, hoje em uma  cama

 [...] É, tô tentando achar um rumo por aqui

Vou reaprendendo ser sem ter você

Descobrindo em mim o que você deixou [...]               

                Desde que você se foi a cada dia tenho que reaprender a viver sem você, é difícil, e muito, tem dias que não são nada fáceis viver sem o seu sorriso, sem o seu abraço, sem o seu carinho puro e sincero. Lembro que você não gostava de mim ver triste, sempre quando notava que estava triste me   abraçava e pedia pra mim não chorar, e sempre me falava Lelinha você é linda eu te amo e irei te amar pra sempre. E ali eu já abria o meu sorriso pois é impossível ficar triste com todo esse carinho, ainda mais com um carinho de uma criança que é o carinho mais puro e mais sincero que existe.

Com você pude aprender a importância do te amo, a importância do abraço, sempre quando encontramos alguém que  abraçar e nunca deixamos para depois, infelizmente meu amor  foi isto que aconteceu com agente, me recordo que a última vez que te vi estávamos na escola na hora do recreio eu estava saído da sala de  aula com um grupo de  amigos, e como sua série era menor sempre quando terminava o  seu intervalo começava o meu, neste dia quando iria saindo para o recreio você iria entrando em fila em sua salinha, ainda pensei em ir te dar um abraço mais depois desistir, afinal iríamos se encontrar mais tarde lá em vó, e ai  poderia te dar esse abraço e dizer o quanto te amo meu pequeno, só que infelizmente meu amor essa hora não chegou. Deus te levou para o lado dele sem nem se quer dar o meu último beijo, o meu último abraço, e nem dizer o meu último te amo. 

[...] grito seu nome

Desejoso de resposta

Quando vejo a mesa posta

E seu lugar sem ter ninguém

Mas nessa ausência

Sei que existe outra presença

Uma força que sustenta

E que me faz permanecer de pé[...]

                Tem dias que não são difícil, tem dias que a saudade é tanta que dar vontade de sair desesperada pela rua gritando o seu nome na esperança que um dia você possa me ouvir e vim correndo com aquele sorriso lindo e encantador que sempre iluminava os meus dias. Sempre quando se reunimos em volta da mesa deixo uma cadeira vazia pois em minha cabeça você ainda estar ali com agente, não posso ver, mais posso sentir sua presença, talvez essa seja uma forma que encontrei para nunca te esquecer, e sentir sua presença em meu dia a dia

[...] É jesus meu Deus humano

Meu Deus humano

Que conhece a dor de ver partir a quem se ama

Que chorou de saudades 

Que sofreu por seus amigos

E que não me abandona

Quando eu não compreender[...]

Desconhecia o termo da palavra “saudades” ouvia muitas pessoas disserem que a saudades era uma dor, e pensava porque uma dor? Para mim a saudade é uma pequena alegria misturada com ansiedade. Ansiedade para chegar o dia de ver aquela pessoa e sentir aquela alegria de sair correndo ao encontro daquela pessoa só para dar um abraço e dizer o quando amo.  Até o dia em que você partiu. E foi ai que passei a entender e a conviver com a saudade. Hoje entendo o verdadeiro significado dessa palavra é uma dor imensa, uma dor que irá me acompanhar pelo resto da minha vida.

[...] por que você partiu

Por que você se foi

E por que um milagre não se deu como eu pedi[...]

É meu Pedro, Deus não fez um milagre em sua vida como te pedir e te levou para junto dele. O que mais é que existe pessoas que desconhecem o significado da palavra “saudades eternas” não sabem que essa palavra é uma imensa dor, ou talvez até saiba mais pensam que é uma dor passageira e logo irá se cratrizar. Tem pessoas que me pegam chorando e quando explico o motivo diz “Oh já faz tanto tempo que ele se foi’. Sim, gente eu sei que já faz muito tempo que ele se foi, mais até hoje tenho que tirar pelo menos uma vez no mês para chorar. Pois o choro é uma forma que encontro de ficar mais próximo dele, ou até de se comunicar com ele. Dói, e dói muito quando penso que nunca mais vou poder abraçar o meu Pedro, nunca mais vou poder ouvir sua vozinha sempre dizendo: Lelinha você é linda, eu te amo e irei te amar pra sempre.

[...] por que você partiu

[...] por que você partiu

Por que você se foi

E por que um milagre não se deu como eu pedi

Não eu não vou perder a fé nem desistir

Foi você quem me ensinou antes de ir

Vou vivendo assim

Conhecendo o coração que você fez pulsar em mim[...]  

                        É muito difícil saber que agora a pessoa que tanto amamos só podemos ver, só podemos abraçar apenas em sonhos, e quando sonhamos, pois infelizmente nem nós mesmo somos responsáveis pelos nossos sonhos. Desde do dia em que você se foi todas as noites eu peço ao senhor para sonhar só assim consigo ter a alegria de te dar um abraço e dizer o quanto eu te amo, mais infelizmente desde do dia em que você se foi que nunca tive a alegria de sonhar com você, mais Deus sabe de todas as coisas vai ver o meu coração ainda não estar preparado para sonhar com você.

[...] É Jesus, meu Deus humano

Meu Deus humano

Que conhece a dor de ver partir a quem te ama

Que chorou de saudades

Que sofreu por seus amigos

E que não me abandona

Quando eu não sei compreender

Por que você partiu

Por que você se foi

E porque um milagre não se deu como eu pedir [...]

Meu Pedro, meu amor, nem que viva cem ou até mil anos, mais jamais vou te esquecer meu amor, e sempre quando tiver vontade de chorar, vou chorar sim, nem que fique bem velhinha mais irei chorar sim nem que passe horas e horas chorando, pois através dos choros que me fazem sentir mais próximo de você, através do choro posso expressar o quando sinto sua falta, dizer o quanto te amo e que não aprendi a viver sem você meu grande amor, minha eterna criança linda.

Meu eterno pêpê

Meu eterno Pequeno polegar;

Meu eterno pequeno sábio;

Meu eterno pêzinho;

Meu eterno pequeno polegar;

Meu eterno Pedro Henrique;

Nunca irei te esquecer meu pequeno e grande amor.

TE AMO E IREI TE AMAR PRA SEMPRE MEU GRANDE AMOR.

 
Um sorriso 22/05
Um Sorriso 22 de maio  de 2005
Uma lágrima 30 de maio de 2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário