segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Enem e concusos publicos para alunos especiais


Sou  uma Pessoa Especial com paralisia Cerebral, vou contar aqui um pouco da minha experiência com o Enem como também com os concursos que já realizei
 

 
O Enem é uma prova muito cansativa que todos os alunos que o conclui o ensino médio e tem o objetivo de ingressar em uma faculdade seja ela publica ou privada é o obrigatório fazer. Em  meu primeiro ano do ensino médio via minhas colegas falando que já iria fazer o Enem só por experiência, e fiquei com muita vontade de realizar a prova naquele ano, já estava decidida de que quando chegasse o mês da inscrição eu iria se inscrever, e também via a vantagem de que realizando a prova por dois anos só por experiência, adquiria a prática, como também teria as provas dos anos anteriores  para estudar. Ao chegar o mês da inscrição me bateu aquele medo, pois me imaginava naquela sala enorme cheia de alunos, todos em silêncio de cabeça baixa realizando aquela prova.
 

  Quando pensava naquela possibilidade me batia um desespero, pois me imaginava naquela sala todos em silêncio e me batendo aquele nervosismo vontade de rir e atrapalhar os outros e com toda essa insegurança não conseguir me concentrar na prova. Na escola os professores já me conheciam, já sabiam que tinha esse medo de rir quando estavam todos em silêncio e então em dias de provas me colocava em sala separada ou na bibliotecas ou até mesmo na secretária  para que pudesse realizar as minhas avaliações. Então naquele ano o medo falou mais alto pois sabia que no dia do Enem iria ter que ficar na sala junto com os demais alunos, e por pensar nessa possibilidade de estar em uma sala junto com demais alunos me bateu aquele medo insegurança de não conseguir me concentrar na prova, me imaginava rindo e atrapalhando os demais alunos então desistir. O fato de desistir de fazer as provas me angustiou bastante. Em  meu segundo ano também me pintou esse medo, e quando vi que  estava preste  ao concluir o ensino médio pensei, se tenho planos  para cursar uma faculdade  quando concluis-se meu ensino médio como poderia cursar uma faculdade se não passasse pelo Enem? e no futuro como iria enfrentar uma prova de concurso se tinha medo de fazer essas provas. Em meu segundo ano do ensino médio mesmo ainda com todo aquele medo de fazer as provas mais decidir enfrentar afinal no ano seguinte teria que fazer mesmo, então assim que abriu as inscrições resolvi fazer logo a minha, tentei me inscrever mais não conseguir,e então fui lá para casa da minha vó pedir ajuda a minha tia Janet para fazer minha inscrição, foi até bom não ter conseguido fazer a minha inscrição pois iria fazer errado, tia  Janet me explicou que para um aluno especial assim como  eu, as matriculas  são um pouco diferenciadas, pois no ato da inscrição temos que solicitar algumas coisas para nos dar mais suporte na hora da prova, como
(x) Sala Especial
(x) Cadeira com mesinha
(x)Ledor
(x)Escriba
(x) Fonoaudiólogo
 Como também no ato de sua inscrição pergunta se possuímos baixa visão ou não, pois se possuímos baixa visão o nosso caderno de prova como também o nosso gabaritos vem ampliados.

                                                 Prova ampliada para alunos com baixa visão 

 

 

Sempre quando ira se aproximando a semana do Enem o MEC entra em contato com você ou com seus familiares para confirmar  se realmente precisamos de todos aqueles suportes que solicitamos no dia da inscrição.            

  A semana do Enem foi uma semana muito tensa para mim  que me gerou muita preocupação e muita dúvida em minha cabeça, me imaginava naquela sala silenciosa e não conseguindo me segurar começando a rir e atrapalhando os outros, e na hora da redação como iria fazer se nem todos entendem minha letra? e na hora de marcar o gabarito como iria ser para marcar todas aquelas bolinhas no gabarito se não tenho coordenação motora?não conseguia dormir, não conseguia comer preocupada como iria ser. Chegando lá a realidade foi outra, muito diferente do que imaginava, quando somos especiais  realizamos a prova em sala reservada, quando vamos procurar o número de inscrição da nossa sala que tem no nosso cartão de inscrição logo achamos pois tem o nosso nome bem grande na porta de nossa sala 

 


 

 Como também no dia da realização da prova é necessário o nosso Laudo médico para comprovar que necessitamos de atendimentos especiais,  nos  alunos com deficiência ficam em uma sala reservada, onde cada aluno especial tem sua sala com mais algumas pessoas que nos dão suporte na hora da prova, no meu caso fiquei na sala com mais três pessoas que foram as quais a minha tia Janet solicitou na hora da inscrição que foram:

Um Ledor

Um Escriba

Um fonoaudiólogo

Outro fator muito importante é a solicitação da mesa com o birô, pois no Enem são esses tipos de carteira


Essas cadeira com braços, ela são boas, mais o problema é que para nós que  somos especiais ela é bem apertada tem somente o espaço para colocar o caderno de prova, e onde vamos colocar as outras coisas? como por exemplo, as nossas canetas, a folha de gabarito, a folha de redação, a nossa garrafinha com água se essa cadeira não tem espaços?

Quem possui algum tipo de deficiência, precisamos de muitos espaços, e essas carteiras são muito apertadas. Então se você é especial é importante que no ato de sua inscrição você solicite uma cadeira com mesinha.

 

 


 A cadeira com mesinha é bem melhor para gente pois ela possui mais espaços









No dia da prova recebemos dois cadernos de provas



Mais porque que será que recebemos dois cadernos de prova?

Recebemos dois cadernos de prova porque um fica com agente e o outro fica com agente e o outro fica com o ledor,como a prova é muito extensa e se cansamos rápido de ler, então o ledor continua a ler para agente, ou então ele ler do inicio ao fim e vamos acompanhando a leitura com o nosso caderno de prova,  e se precisamos ele ler as questões mais de uma vez,ate agente entendemos o  que ela pede e dai marcamos a opção em nosso caderno de provas

E  para algumas pessoas  que tem a letra comprometida assim como  eu como fazemos com a redação?



A questão da redação também me preocupava bastante, pois sabemos que no Enem a redação é o que vale mais, quem não fizer a redação automaticamente são eliminados, e tenho a letra comprometida nem todos entendem. Ate o quinto ano  fazia a prova escrita igual aos outros alunos como era só três professores eles entendiam minha letra,quando não entendiam eles me chamavam ou então chamavam a minha mãe para ler para eles o que eles não estavam entendendo. Quando cheguei no sexto ano como são mais professores a minha mãe foi chamada na escola para começar sobre como iria ser as questão das minhas provas, como iriam ser realizada por causa da minha letra.e foi ai que a escola deu  a ideia de quando for em dias de provas me levar para a coordenação e realizar as minhas provas no computador de lá

E sabemos que no Enem não podem levar notebook, e que lá muito menos tem computador, e no Enem a redação é que conta mais, aquele participante que deixar a redação em branco automaticamente é eliminado na hora e, isso era o que mas me preocupava, pois  como iria escrever a minha redação se nem todos entendem a minha letra? Nós que somos especiais que temos a letra comprometida assim como eu, quem escreve a nossa  redação é o escriba, agente vamos ditando a nossa redação e eles vão escrevendo na folha de rascunho, como vi que tinha duas folhas de rascunho pedir uma ao ledor e fui escrevendo a minha redação, quando terminei li para ele, não se preocupem que eles entendem a nossa voz, se eles não entender tem  a ajuda da fonoaudiólogo para compreender a nossa voz,  e ele foi escrevendo na folha de rascunho, depois leu a redação para mim quando vi que estava tudo ok ele passou para a folha de redação.

E como uma pessoa sem coordenação motora conseguem marcar o gabarito?


O gabarito tem um espaços pequenos e também bem apertados, temos que pintar a letrinha toda se não a maquina não ler, como também não podemos errar em hipótese alguma pois só  temos esse, se você tem problema de coordenação motora não se preocupem, pois quem marca o nosso gabarito é o nosso escriba, e  também ao concluímos a prova,ele revisa a nossa prova para conferir se não esquecermos de responder nenhuma, e de acordo com que marcamos na prova ele marca no nosso gabarito.


 

 

 

 

Do jeito que realizamos o Enem também realizamos os concursos públicos, quando se é um aluno com algum tipo de deficiência na hora da inscrição é preciso solicitar algumas opções de acordo com as necessidades de cada aluno.Todas as minhas inscrições de Enem e de concursos públicos são realizados pela minha tia Janet  Nirlia e ela sempre solicita as  mesma opções

(x) Sala especial

(x)Cadeira com mesinha

(x)Ledor e escriba

(x) Fonaudiólogo

Um comentário: