quinta-feira, 4 de abril de 2019

Homenagem a Tio Estevinho

               [...] Que a vida é trem bala parceiro
                       E agente é so passageiro prestes a partir [..]


Partir essa é uma  palavra que doi muito, uma dor imensa que carregamos para o resto   de nossa vida, a única certeza que é que um dia vamos fazer uma viagem eterna, mais quando esse dia chega para um de nós nunca estamos preparados para perder um alguém que amamos muito.
  As vezes procuro entender a vida, mais cheguei a uma conclusão que não tem como entender o que é a vida, pois ela é uma caixinha de surpresa, não há para entender a vida
      O meu tio Estevinho, uma pessoa maravilhosa, um ótimo filho, um maravilhoso pai, um bom esposo e um amoroso tio. Cresci vendo trabalhando no ramo do comercio, minha mãe conta que desde de muito cedo ele começou a trabalhar em uma lanchonete de um amigo, e depois passou a ter sua própria lanchonete junto com sua esposa tia Sebastiana " O BIG LANCHE.
 Você era o meu super tio, muito carinhoso,brincalhão, desde de  pequena que  tinha uma ligação muito  forte com você. Lembro que você era um tio brincalhão e muito carinhoso, quando te via sempre  iria em toda carreia ao seu encontro para te receber com um carinhoso abraço. Sempre todas as tardes ficamos todos reunidos na calçada, e quando me via mesmo longe mentia o pé na carreira e dizia:
A princesinha de titio chegou
Então ao escutar a sua voz iria em toda carreira ao seu encontro para receber aquele forte e carinhoso abraço, e como sempre você me fazia sorrir com todas aquelas suas brincadeiras. O que te admirava muito era que para você era que para você não  existia cansaço, pois mesmo chegando da lanchonete muito tarde quando menos esperava já estava arrumado para ir a igreja, era muito participativo de todos os eventos estava por dentro, lembro que você adorava ir para os cultos nos sítios.
    Até que no ano de 2013 todos começaram a notar algo estranho em você, na sua forma de andar, na sua forma de falar, e viam que você estavam estavam com algum problema, mas mesmo percebendo que estava diferente não queria se aceitar e finalmente depois de tantos conselhos dados por sua esposa,filhos irmãos e amigos você resolveu vim ao  médico aqui em Mossoró.
 Me recordo desse dia, mesmo crescendo ao seu lado mais é a nossa primeira foto juntos, no dia em que tiramos  essa foto estava me sentindo triste e ao mesmo tempo feliz, feliz ao saber que você iria me acompanhar ate a escola e, triste pois logo, logo iríamos  descobri o seu problema.  Essa manhã para mim foi inesquecível, foi mágica, você me fez voltar a ser uma aluna da Educação infantil  onde ao descer do carro, os pais  colocam a mochila em suas  costas e acompanham os seus filhos para sala de aula, e, foi assim que  o senhor colocou a minha  mochila em suas costas e me levou até a sala de aula.
Somos todos anjos, estamos apenas viajando pela terra para fazer algumas missões enviada por Cristo, cada anjo tem uma missão diferente, uma missão secreta que penso nem nós mesmo sabemos, no meio dessa viagens construimos vários laços afetivos e muitas vezes até se esquecemos que um dia temos que voltar a nossa morada eterna, e quando isto acontecem todos nós sofremos com a ausência, e infelizmente titio, chegou a sua vez de voltar para sua morada eterna pois a sua missão chegou ao fim, agora só nos  resta saudades, mais sabemos que um dia todos nós iremos se encontra pois cada um de nós vamos fazer essa viajem de volta a  morada eterna.

 Dias depois aos sair os resultados dos exames descobrimos que o seu problema era Packson, converso que me sentir um pouco aliviada, pois para mim a única doença que não tinha cura era o câncer, mais o packson é  mais sério do que imaginava, pois segundo os médicos quem adquire essa doença irá perdendo os movimentos aos poucos e para isso não  acontecer é preciso fazer tratamentos com: fisioterapeuta, fónodiologa, e ate hidroginástica, pois, segundo os médicos quem  adquire essa doença ira perdendo os movimentos aos  poucos, podendo levar até a uma cadeira de rodas. Mas converso que nem eu  mesma queria acreditar, na verdade é impossível ver um alguém que sempre foi trabalhador no fim terminar em uma cadeira de rodas. Você não aproveitava as oportunidades, a tia Sebastiana até comprou um aparelho para você fazer ginástica em casa já que você não queria ir para fisioterapia, mais isso não adiantou você continuava dizendo que nada disso adiantava, quem iria te curar era Jesus, de uns tempos para cá ficou com muita dificuldade de andar, de falar, muitas vezes só andava se apoiando em alguém, ou então com um andador. Titio era muito presente e participativo na igreja, fazia da Igreja a sua segunda casa, no dia 12 de dezembro de 2018 ele  foi homenageado como bispo da Igreja de cristo

A saudade é a pior dor que o ser humano pode sentir, é uma dor que não tem remédio machuca muito o nosso coração, infelizmente essa dor irá nos acompanhar pelo resto de nossas vidas. Você não está mais entre nós. 
  Vamos ter que aprender a viver com este vazio, as lembranças das fotos, das risadas vos levar conosco  para sempre.


A  tia Sebastiana sempre foi uma esposa muito dedicada, quando você adquiriu essa doença ela foi uma super esposa, ou melhor, dizendo ela foi uma mãe, pois ela cuidou de você como ninguém foi atrás  dos melhores tratamentos sempre em busca de sua melhora, lembro que de tanto lutar conseguiu uma consulta para você no SARAH KUBITSCHEK em Fortaleza-Ce, então mesmo com toda dificuldade que tem  de sair de casa, deixando casa filhos, a ainda uma lanchonete para tomar de conta, mais mesmo assim ela foi com você, mais mesmo assim você  não soube valorizar todas essas oportunidades você não soube valorizar, era sempre com a mesma frase jesus me cura

"Jesus me cura" mais será se  estivesse feito todos os tratamentos você ainda  estaria aqui na terra? as  vezes pendo que não pois todos temos o dia e a hora de partir, alguns tem despedida, mais o  senhor amenizou essa dor de despedida para sua mulher e seus filhos, Jesus te chamou e sem ninguém perceber te levou,  estava faltando um anjo no céu, e dentre milhares de anjos existente na  terra Deus escolheu você para ficar ao lado dele.




Admirava muito essa sua fé, pois mesmo percebendo que estava perdendo todos os movimentos aos poucos mais não quis escutar ninguém, em nenhum momento quis aceitar a  sua doença, penso que você via essa doença como um sonho ruim e que, um dia iria acordar e ver que tudo isso não passou apenas de um pesadelo. Mais infelizmente a sua doença era real, a sua doença já estava em um estágio muito avançado, segundo os médicos o seu packson era muito raro, só tinha visto  um caso como o seu no mundo que foi na África,  e daí que surge a pergunta "e porque logo meu tio"?

Porque nada que acontece nessa vida é por acaso apesar de não entendermos os planos de Deus, mais tudo tem um propósito, quando você viajou para passar um tempo aqui na terra, antes mesmo de nós viajamos Deus traça um roteiro para cada pessoa de tudo que irá acontecer aqui na terra, mais  infelizmente não podemos  ver o final desse roteiro, ver qual é o ultimo dia em que iremos ficar aqui na terra, penso que Deus faz isso para amenizar a dor, a pessoa viaja sem nos dar o ultimo beijo o ultimo abraço e sem dizer o ultimo te amo,pois é muito doloroso despedir de alguém que amamos muito, e que  sabemos que nunca mais vamos nos encontrar.


  Ainda me lembro como se fosse hoje, era véspera de natal, estávamos todos reunidos na calçada de vovó, todos muito felizes pois era o primeiro natal em que a nossa família estava toda reunida, rindo, conversando, brincando, a noite formos todos para calçada esperar o resto do pessoal chegarem da igreja para que possamos cearmos juntos, por volta de umas 20 horas, a tia Sebastiana chegou toda se tremendo dizendo que o tio Estevinho tinha acabado de dar entrada no hospital e   o estado em que ele estava achava que ele não passava daquela noite, todos  nós começamos a se aperriar, mas procuramos manter a calma pois a minha vó já estava se aproximando de casa, e como ela ja é de idade tínhamos  medo  que pudesse acontecesse alguma coisa com ela também, quando o resto dos meus tios ficaram sabendo foi uma correria só, era um entre e sai de dentro de casa, indo todos para o hospital, agente que ficamos em casa fizemos uma corrente de oração.No dia  seguinte, ele  acordou bem melhor, já não estava  mais respirando pelos aparelhos, o meu tio Carlinhos conta que quando foi passar um pedaço no  hospital ele já estava tão bem que ficou mandando o  tio  Carlinhos ir embora para poder fugir do hospital. Na tarde de quarta feira ele recebeu alta, estava muito alegre, riu bastante na calçada, no dia seguinte parecia um milagre andou bem direitinho, e fez um pedido de comer um pedaço de bolo fofo que era o seu predileto, ao ir para calçada a tarde penso que você sentiu que aquele era o seu ultimo dia aqui na terra, pois se despediu de algumas pessoas com abraços  uma lágrima rolou sobre  o seu rosto.Quando você saio do hospital tina planos para ir te visitar no dia primeiro de janeiro de 2019 mais infelizmente este dia não chegou para você


   É tio, infelizmente, o senhor se foi, agora não tenho mais o seu sorriso que iluminava o meu mundo, o que nós resta agora  são lembranças e fotografias, sempre que eu sentir vontade de chorar vou me lembrar de que como era lindo o seu sorriso e que você não gostava de ver ninguém triste, o seu sorriso era como se fosse um tom de alegria no coração das outras pessoas.
 o teu sorriso era inesquecível.

Titio jamais irei te esquecer.....





Parece que foi ontem, não gosto nem de me lembrar desde dia tão triste, em uma manhã de  sexta feira. as 5: 30 de manhã, todos dormiam na casa da minha vó, quando bateram na porta, quando reconheci a   voz do meu primo Emanuel me deu logo  uma dor  no coração, e  ao meu tio abrir  a porta ele deu a triste notícia de que o seu pai teria amanhecido morto. Por um  segundo achei  que estava tendo um pesadelo, mais quando a casa começou a se movimentar vi que infelizmente era realidade. O meu tio Estevinho tinha partido para a vida eterna, deixando muitas saudades aqui na terra.
Mais com todos esses acontecimentos a vida me ensinou uma grande lição

Com todos esses acontecimentos aprendi que nunca devemos deixar para o amanhã aquilo que podemos fazer hoje, pois talvez o amanha nem exista para aquela pessoa, não vai mais poder abraçar dizer o quanto ama, e o quanto aquela pessoa é importante para nós,sabemos que a morte existe sim, mais sempre vermos como algo  bem longe nunca estamos preparados para a perda de alguém. Iria te visitar no dia 01 de janeiro de 2019 mais infelizmente esse dia não chegou para você 


Não me lembro qual foi o ultimo dia que te ví, não sei se te abracei e se ao abraçar disse te amo, se pudesse voltar atrás tinha indo te ver no hospital, mais  jamais imaginava que você pudesse partir tão cedo mais saiba que irei te levar sempre comigo, quando me sentir triste vou me lembrar do brilho do seu sorriso, e esse brilho ira sempre transbordar o meu coração de alegria. Agora quando olho para o céu dentre milhares de estrelas existe apenas uma que possui o brilho mais
forte e está sei que é você, pois o seu sorriso não está mais iluminado a terra, e sim o céu. quando olhar para o céu dentre milhares de estrelas a mais  brilhar sei que é o seu sorriso





MENSAGEM AOS FAMILIARES
MENSAGEM AOS PAIS MARIA MOREIRA E ZÓZIMO FERNANDES

Como todos sabem eu não sou mãe, mais posso imaginar o que é a dor de perder um filho, a perca de um filho é como perder um pedaço de você, para algumas mães é  perder o sentido da vida pois ela pode ter dez filho mais nenhum irão preencher o  seu lugar,penso que Deus aliviou um pouco a dor de vó, pois ela tem ozaime não se recorda o que aconteceu. Todas as tardes as 14:00 é o café  da tarde á em vó então se reunimos todos em volta da mesa e lembro que sempre vó ficava esperando agente terminar e sempre dizia pronto agora vou guardar o café de Estevinho tomar banho e esperar por ele lá na calçada, a hoje vejo sempre  ela ao tomar banho ela vai para calçada acredito que na cabeça dela ela estar esperando você, mais infelizmente todos nós sabemos que você não virá mais..

Dentre os onze filho mais nenhum irá substituir o  seu  lugar, pois nenhum filho tem o poder de substituir o lugar do outro, nas tardes sua mãe sempre te espera com a esperança de você  vim dar o abraço dela, mais sabemos que isso não irá mais acontecer, porém não quero lembra-la pois  sempre uma dor muito forte, deixo sempre ela esperando com a esperança de você voltar mais sabemos que o partiu deixando muitas saudades e lembranças...

MENSAGEM A SUA ESPOSA SEBASTIANA FERNANDES




Tia Sebastiana, foi uma grande mulher  para você, ela foi o seu anjo titio, ou melhor dizendo ela foi uma mãe cuidou de você como ninguém, quando o seu problema se agravou você precisava de ajuda para tudo quando for chorar ou se aperriar procure sempre se acalmar tia, sei que é difícil, mais lembre-se ele estava sofrendo muito e você também . Sempre quando tia Sebastiana falava com a minha mãe pelo telefone eu falava  assim em meus pensamentos: a tia  é uma mulher enviada por Deus como é que ela consegue tomar conta da casa, de titio, dos meninos, e ainda uma casa e uma lanchonete para tomar de conta? nesses últimos anos Deus deu muita força e coragem a minha ria, ela passou do papel de esposa e assumiu o papel de mãe para você, pois cuidava de você como ninguém, lembro que no dia em que estava internado e no dia seguinte minha mãe foi ficar com você no dia seguinte, e ao minha mãe em casa perguntei: e ai mainha tia Sebastiana foi descansar? e então ela mim respondeu: não Lelinha tem coisas que é só ela mesmo que sabe cuidar dele pois  ele precisa de ajuda ate para engolir. Titia toda vida que quiser chorar procure se acalmar lembre-se que você fez de tudo por ele, lembre-se da SUPER ESPOSA que você foi.

MENSAGEM AOS FILHOS ESTEVÃO JUNIOR E EMANUEL DIAS
 Os seus filhos vão sempre sentir sua falta, faltas das conversas, dos conselhos de pai, das risadas, sei que hoje na casa de vocês sempre vão existir um vazio, sempre quando ver a mesa posta e o seu lugar lá vazio, mais sabemos que você sempre vai estar lá ao lado da sua mulher  e dos  seus filhos preenchendo aquele lugar na mesa, mais ninguém te ver, agora  você é o anjo da guarda deles,quando um de vocês se sentir só, ou então estiver passando por   uma situação difícil lembre-se que agora tem um anjo da guarda ao lado sempre protegendo você, e pode contar sempre comigo o que precisar tenho vocês como meus irmãos.
DEPOIMENTO DE ALGUNS FAMILIARES
O Que Deus Uniu por toda a vida o homem jamais separa
Depoimento da sua esposa
Meu  Deus tanta dor tristeza que evade o meu coração, sei que você hoje descansa nos braços do pai  em um bom lugar do que eu estou meu amor valeu a pena viver os momentos que passamos juntos,  mesmo nos  momentos mais difíceis agora só mi resta saudades e sei que você vai estar para sempre em meu coração, você não estava comigo só na presença  mais na ausência eu e você  suportamos que muitas vezes o coração queria se despedaçar,  mais Deus  nos deu suporte para superar. Me dediquei a você até onde pude fazer e da mesma forma você foi comigo não foi tão fácil a nossa história para chegar onde Deus tinha o propósito, Deus nós uniu até que a morte nos separou por um tempo aqui na terra é o nosso compromisso diante de Deus permanecerá em nome de Jesus você foi meu companheiro, meu amigo e o meu bebê. Enfim o meu tudo ate logo e um dia se encontraremos novamente na presença do pai, você continua sendo carne da minha carne, como diz a palavra de Deus jamais sairá de dentro de mim, a pessoa que ele foi que ele siginifica para mim, Deus só nos separou por um tempo aqui na terra, você foi o meu tudo.
Por: Sebastiana Fernandes.
Depoimento da sua afilhada


Na vida a nossa única certeza é que vamos morrer, Mas infelizmente não estamos preparados para uma perda, ainda mais se essa perda for de alguém que amamos muito. dizem que ter um Padrinho é como ter um segundo pai, apesar da Distância eu sabia que você estaria ali sempre pro que eu precisasse. Nunca fomos aquele padrinho e afilhada que sempre se via e sempre passeava juntos, ate por que o senhor morava a km de Distância de mim. Mas sempre que dava pra eu ir ate o senhor e te ver era uma festa, estar ali e te ver cheio de vida era o que mais me importava. Ate que você veio a adoecer e mais uma vez eu não pude estar ali pra te ajudar.
E hoje o meu mundo desaba com a pior Notícia de todas, sabemos que estamos aqui de passagem, mas é Difícil aprender a lidar com a dor e a saudade
infelizmente eu não pude te dar o último abraço Padrinho, não pude nem se quer estar ai pra te dar um último Adeus. Uma Dor inexplicável.Agora fico aliviada por que eu sei que o senhor não vai sentir mais Dor, vai poder descansar
eu te amo padrinho e sempre irei amar
😢
Descansa em paz

Por Luana Alves
  Depoimento da sua irmã Maria da Glória 


Que saudades meu irmão hoje mais do que nunca mim bateu aquele saudades de vc sei que te ver não vou poder mais ainda dói de mais a tua ausência como dói Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorre pelos olhos.
 
por: Maria da glória
Depoimento da sua sobrinha Mirelli


Sabemos que todos  nós partimos para o mesmo destino a viagem eterna, mais nunca estamos preparados para perder alguém, além do mais um alguém importante e especial como você. Sabe titio as vezes tenho uma sensação de que estou tendo um pesadelo, onde você partiria para a vida eterna, que ainda vou acordar e ver que você estar alí para mim dar um bom dia princesinha de titia, mais infelizmente é a realidade , você se foi titio e agora vou conviver com esse vazio aqui dentro de mim, agora só mi resta saudades. Saudades das brincadeiras,dos abraços, dos carinhos, essa dor da saudades ira me acompanhar por toda minha vida, obrigada titio por tudo...
Sempre serei sua princesinha, jamais  irei te esquecer,te amarei eternamente.
  


TITIO PARA SEMPRE VAMOS TE AMAR
SAUDADES ETERNAS


                                                         Um Sorriso: 17 de março de 1964
                                                         Uma Lágrima: 28 de dezembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário